Coisas impossíveis de se fazer em sonhos

Coisas que seriam impossíveis de fato:

1) Fazer interruptores de luz funcionarem normalmente em um sonho.

Esta impossibilidade eu aprendi no desenho animado de longa metragem "Waking Life", cuja história tem um personagem que começa a sonhar e não consegue mais sair do sonho.

De fato é quase impossível, num sonho em que você está em um lugar fechado (quarto, cozinha, etc), ligar e desligar o interruptor de luz, fazendo o lugar passar de claro para escuro (e vice-versa) em frações de segundos, como no mundo real. Parece que o cérebro não dá conta de mudar bruscamente a luminosidade do sonho...

P.S: depois de alguns fracassos, consegui fazer um interruptor funcionar “parcialmente” em um sonho. Porém ainda não consegui fazê-lo de forma completa e conclusiva (nos sonhos em que tentei, eu estava sempre em locais com um pouco de “luz natural” e assim não conseguia fazer o local ficar totalmente escuro ao mexer no interruptor).

1.1) Na mesma linha do item anterior, seriam também impossíveis outras mudanças bruscas:
  • Qualquer mudança brusca da luminosidade do local, por exemplo, disparar o flash de uma máquina fotográfica em um local meio escuro;
  • Qualquer mudança brusca da intensidade dos sons - mudar de som alto subitamente para silêncio, ou vice-versa. Ligar um som bem alto de repente, ou então estar num local muito barulhento e passar para o silêncio de repente.
2) Um relógio mostrar as horas de forma coerente.

Se num sonho olharmos um relógio (tanto faz se for de ponteiros ou digital), ele vai mostrar uma certa hora, é claro. Mas se olharmos para outro lado, e novamente olharmos para o relógio, num sonho ele sempre vai mostrar uma hora bem diferente da que mostrou na vez anterior!

2.1) Na mesma linha do item anterior, seriam também impossíveis outras “repetições idênticas”, tais como:
  • Olhar duas vezes qualquer coisa e a imagem ser exatamente a mesma. Por exemplo, se você estiver folheando um livro e tentar voltar a uma página já vista, a página nunca será exatamente igual à primeira vez que você viu. Idem se você pegar coisas como um cartão postal ou um jornal, virá-los para baixo e depois novamente virá-los para você. Ou ainda, se você estiver por exemplo num mirante, vendo uma cidade, a cada vez que você olhar para o lado e olhar novamente a cidade, verá uma paisagem ao menos parcialmente diferente.

  • Repetir uma faixa de um disco de vinil ou de um CD, e a música tocada ser a mesma. No caso de um CD, é difícil até mesmo conseguir repetir uma faixa. Se você comandar o aparelho para repetir, digamos, a faixa 2, há altas chances de que ele passe a reproduzir outra faixa. No caso de um vinil, onde você pode obrigar a repetição de uma faixa (afinal você que leva a agulha até a faixa desejada), a música nunca será igual. E se você sonhar que está numa festa, não adianta pedir para a pessoa responsável pelo som repetir uma música: ela sempre sairá diferente a cada vez.
3) Olhar para as próprias mãos e elas aparecerem de forma normal.

Num sonho em que, me lembrando desta "impossibilidade", tentei olhar minhas próprias mãos, eu de fato não consegui. Elas apareciam distorcidas, e uma delas com 6 dedos. Mesmo que você consiga ver as mãos com 5 dedos cada uma, não seria possível você tentar fazer movimentos mais complexos e ver as mãos fazendo exatamente o movimento.

Coisas que são no mínimo bem difíceis, mas talvez sejam possíveis:

4) Atravessar objetos sólidos.

Eu estava na sala da minha casa, e quando me dei conta de que estava num sonho tentei passar através de uma estante, como um fantasma passaria. Achei que, por ser sonho, não iria doer de fato se eu fosse direto contra o móvel. O fato é que consegui "penetrar" na estante, mas não consegui atravessar a parede que fica imediatamente atrás dela. Foi uma sensação agoniante, eu não conseguia ir mais para a frente e fiquei com medo de ficar preso para sempre dentro daquela parede... Fiz então força para ir para trás e felizmente consegui sair dali...

Coisas já relatadas como sendo impossíveis, mas que são possíveis:

5) Dizer o teu próprio nome completo durante o sonho.

Li em um livro sobre sonhos que não seria possível dizer o nosso nome completo e ao mesmo tempo nos mantermos num sonho consistente – ou acordaríamos ou pelo menos o sonho decairia, ficando bem mais superficial... Porém, já consegui fazê-lo com sucesso, sem "degradar" o sonho, ao menos umas 2 vezes... e meu nome completo é composto por 4 nomes fortes...

6) Lembrar as cores dos objetos

Achei estranhíssimo isso ser mencionado como algo impossível para todos (infelizmente não lembro onde li que não era possível). Eu mesmo lembro muito bem das cores de quase todas as coisas com as quais sonho.

7) Sentir dor intensa

Não seria impossível para todos. Muitos dos que postaram em uma comunidade sobre sonhos do “Orkut” relataram que já sentiram dor intensa “de verdade”, inclusive eu mesmo...

 

© Augusto C. B. Areal

Todos os meus textos estão registrados no E.D.A. da Biblioteca Nacional
 e são protegidos nos termos da Lei 9.610 dos Direitos Autorais.

 Voltar à página inicial